UOL

domingo, 15 de maio de 2011

Tradições e contrastes


1. Dubai fica no Oriente Médio, no litoral do Golfo Pérsico. Ao norte, do outro lado do Golfo, fica o Irâ, ao sul e à oeste fica a Arábia Saudita, à leste fica Omâ. O emirado tem um pouco mais de área do que o estado do Rio de Janeiro. A poucas horas de vôo de Dubai pode-se chegar a Índia, Egito, Jordânia, Líbano, Maldivas, Tailândia, Singapura, Mauritius, etc.

2. Sua localização no globo é um pouco acima do Trópico de Câncer, mesma latitude ddo Sul da Flórida – USA (Miami), Bahamas, Centro do México, Norte do Hawaii e Taiwan. A equivalência no hemisfério Sul seria um pouco abaixo do Trópico de Capricórnio e sabe onde, isso mesmo, sul do Estado de São Paulo. Por estar no hemisfério norte seu verão equivale ao nosso inverno e vice versa. No verão a média de temperatura é de 40 graus e no inverno, 24 graus.

3. Seu meridiano faz com que Dubai esteja 7 horas na frente do horário de Brasília em tempo normal, sem horário de verão.

4. Em Dubai, pouco se anda nas ruas, tudo é feito de carro, então se pode ir no verão também. Todos os museus, shoppings, hotéis e atrações tem ar condicionados poderosos. O metro fica pronto no segundo semestre de 2009 (setembro), então a locomoção ficará mais fácil e barata para todos.

5. A Emirates é a Cia Aérea oficial de Dubai e faz a ligação com a América do Sul através de São Paulo com vôos diários. O tempo de vôo no trecho de São Paulo a Dubai é de 13:50hs e na volta, é de 15:00hs. A diferença se dá por diferença nos ventos.

6. A Emirates tem planos audaciosos de se tornar a maior Cia Aérea do mundo em 2014. O planejamento é interessante, o fato de Dubai estar numa posição de meio do caminho entre Europa e Asia, e também entre Am. do Sul e Asia, a idéia é fazer estes vôos via Dubai, e se possível aproveitando a cidade na ida ou na volta. Exemplo de rotas feitas de São Paulo – Hong Kong, Bangkok, Shanghai, Pekin, Taipei, Osaka, Sydney, Melbourne, Cairo, Amâ, Dehli, Mumbai, Maldivas, Beirut, etc.

7. A Emirates tem 3 rotas operadas com o Airbus 380, novo avião de 2 andares. São elas, Londres, Sydney e New York. Imagine fazendo São Paulo, Dubai, Londres, são Paulo pelo preço de Dubai e voando no Airbus??? Pois é, se você gosta de aviões não perca esta oportunidade, o vôo de Londres para São Paulo é operado pela TAM.

8. O serviço da Emirates é diferenciado, concorre sempre com os melhores. Já no aeroporto você vai sentir a diferença. No avião então... As poltronas não são de couro mas as cores, a iluminação, a decoração, tudo é focado no bem estar dos passageiros. A comida é de primeira qualidade e farta. O sistema de entretenimento é de dar inveja. São mais de 100 filmes atuais, 30 emissoras de TV com programas gravados. Videogames interessantes, imagine que entre vários jogos, você pode desafiar outros passageiros dentro do vôo, num jogo de gamão por exemplo. O sistema de navegação que mostra a rota e informações do vôo é maravilhoso, todo em 3D e super completo.

9. Dubai (em árabe: ???, transliteração: Dubaiy) é um dos sete emirados e a cidade mais populosa dos Emirados Árabes Unidos (EAU) com aproximadamente 2.262.000 milhões de habitantes. Está localizado ao longo da costa sul do Golfo Pérsico na Península Arábica. O município muitas vezes é chamado de "Cidade de Dubai" para diferenciá-lo do emirado de mesmo nome. Dubai é conhecida mundialmente por ser extremamente moderna, "futurista" e com enormes arranha-céus e largas avenidas.

10. Existem registros da existência da cidade pelo menos 150 anos antes da formação dos EAU. Dubai divide funções jurídicas, políticas, militares e econômicas com os outros emirados, embora cada emirado tenha jurisdição sobre algumas funções, tais como a aplicação da lei civil e fornecimento e manutenção de instalações locais.

11. Dubai tem a maior população e é o segundo maior emirado por área, depois de Abu Dhabi. Dubai e Abu Dhabi são os únicos emirados que possuem poder de veto sobre questões de importância nacional na legislatura do país. Dubai tem sido governado pela dinastia Al Maktoum desde 1833. O atual governante de Dubai, Mohammed bin Rashid Al Maktoum, é também o Primeiro-Ministro e Vice Presidente dos Emirados Árabes Unidos.

12. A receita do emirado é proveniente do turismo, comércio, setor imobiliário e serviços financeiros.[3] As receitas de petróleo e gás natural contribuem com menos de 6% (2006) do PIB de US$ 37 bilhões da economia de Dubai (2005). O setor imobiliário e da construção, por outro lado, contribuiu com 22,6% da economia em 2005, antes do atual boom da construção em larga escala. Dubai tem atraído atenção através dos seus projetos imobiliários e acontecimentos esportivos. Esta maior atenção, coincidindo com o seu aparecimento como um concentrador de negócios mundial, pôs em destaque questões dos direitos humanos relativas à sua mão-de-obra em grande parte externa.

13. Originalmente uma aldeia de pescadores e coletores de pérolas existente há séculos na baía da Dubai, a cidade moderna data da década de 1830, quando a tribo Bani Yas, da família dos Al-Maktoum ali se instalou e recusou obediência a Abu Dhabi. Os xeiques seguintes estimularam os contatos com os povos estrangeiros, especialmente britânicos, enquanto o Dubai se tornava um porto de grande escala.

14. A população nativa de Dubai é minoritária. Mais de três quartos dos habitantes da cidade são originários de outros países, em especial, do sul da Ásia e das Filipinas. O idioma oficial é o árabe. O inglês é ensinado nas escolas e amplamente utilizado. A religião oficial é o Islam, havendo também templos hindus e cristãos.

15. Ao contrário dos demais Emirados Árabes Unidos, a economia do Dubai não se baseia primordialmente na exploração do petróleo. Apenas 5.1% da renda do emirado era obtida dessa fonte em 2006[4]. A maior parte dos recursos provem da Zona Franca de Jebel Ali, onde se localiza o porto do Dubai (o 13° mais movimentado do mundo) e empresas multinacionais que gozam de vantajosas isenções comerciais e fiscais. As atividades relacionadas ao turismo também têm aumentado sua participação na economia. Os dados mais atualizados dizem que um terço das gruas do mundo estão em Dubai.

16. Dubai é servida pelo Aeroporto Internacional de Dubai. A cidade esta construindo um novo aeroporto, o Aeroporto Internacional Al Maktoum (JXB), planejado para ser o maior do mundo com capacidade para 120 milhões de passageiros por ano. Atualmente colocaram a disposição táxis de cor rosa e com motoristas mulheres para servirem somente ao transporte de mulheres e famílias.

17. Dubai é famosa por suas obras grandiosas e de forte apelo turístico. Dentre elas, podemos destacar as Palm Islands, o arquipélago The World, o hotel Burj Al Arab e o edifício Burj Dubai.

18. Palm Island é um arquipélago artificial no formato de uma palmeira. Um audacioso projeto construído pela Al Nakheel Properties, é um grande ponto atrativo da cidade e tem como objetivo aumentar o turismo no Dubai. Mesmo sendo artificial, foram usados apenas materias naturais (areia e pedras) para a construção do arquipélago, em vez de concreto e aço, mais aconselhados para o tipo de estrutura. Uma segunda ilha artificial com formato de palmeira está em construção, já em estágio avançado. É prevista a construção de uma terceira ilha artificial no formato de palmeira. Em cada braço desta palmeira, estão sendo construídos elegantes hotéis e grandes residências. Moradores podem ter o direito de atracar sua lancha na frente de algumas construções.

19. The World é um arquipélago artificial, ainda em construção, que forma o desenho do mapa-múndi. Estas ilhas estão sendo vendidas com valores entre 6,2 a 36,7 milhões de dólares. A maior parte das ilhas já foi comprada por investidores de todo o mundo. Por exemplo, o casal de atores Angelina Jolie e Brad Pitt já comprou a ilha que representa a Etiópia, e um hotel deve ficar com o conjunto formado por várias ilhas que formam o desenho da Europa.

20. O Burj Al Arab é um dos hotéis mais luxuosos de Dubai. Foi construído sobre uma ilha artificial, com 321 metros de altura, sendo a 2ª estrutura mais alta usada como hotel, após perder o título para a Rose Tower, edificada também em Dubai. O edifício imita a vela de um barco, e hoje é um dos principais cartões postais da cidade e do país. Não se pode visitar o Hotel sem ter uma reserva para um dos 2 restaurantes. Então ligue antes e reserve mas, não vai ser possível visitar um quarto. Mesmo assim vale muito a pena, não deixe de ir.

21. Burj Dubai (em árabe quer dizer Torre de Dubai) é o arranha-céu mais alto do mundo, embora ainda esteja em construção. Não se sabe qual será a altura exata do edifício após a finalização da construção, mas acredita-se que ele terá aproximadamente entre 700 e 800 metros de altura, o que tornaria o arranha-céu a estrutura mais alta do mundo: ao atingir sua altura máxima, o Burj Dubai superaria não somente o maior arranha-céu do mundo, Taipei 101, mas também a estrutura não suspensa por cabos em terra firme mais alta do mundo, a Torre CN, e a estrutura mais alta do mundo, a Torre da KVLY-TV. O término de sua construção está previsto para 2009 mesmo, e o seu custo estimado é de US$ 8 bilhões.

O Burj Dubai foi desenhado por Skidmore, Owings, & Merrill, que também desenharam as Sears Tower em Chicago e a Freedom Tower em Nova Iorque, entre outros famosos edifícios. O interior será decorado por Giorgio Armani. Um Hotel Armani (o primeiro deste tipo) vai ocupar os primeiros 37 andares. Do 45º ao 108º andar haverá cerca de 700 apartamentos privados em 64 andares (que, segundo o responsável, foram vendidos em oito horas). As corporações e as suítes completarão a maior parte dos andares restantes. Também deverá ter o elevador mais rápido, a 18 m/s (65 km/h, 40 mph). Atualmente, o elevador mais rápido do mundo encontra-se no Taipei 101, Taipei, Taiwan, a 16,83 m/s (60,6 km/h, 37,5 mph).

O Burj Dubai deverá incluir 30 mil residências, nove hotéis, dezenove torres residenciais e doze hectares ao redor. Quando completa, a torre vai cobrir uma área total de dois milhões de m² de desenvolvimento.

22. A Mesquita Jumeirah é um exemplo espetacular da arquitetura islâmica moderna, e uma das poucas mesquitas da região que está aberta para visitantes de todas as crenças. Jumeirah Road, Jumeirah. Aberto a partir das 10h às quintas e aos domingos.

23. Dubai é uma cidade portuária, e não há maneira melhor de conhecê-la do que visitando a zona portuária. Faça um cruzeiro, ou alugue um abra (embarcação tradicional) para um passeio individual. Dhow wharfage – Baniyas Road. Danat Dubai Cruises. Al Seef Rd, Bur Dubai Tel.: +971 4 351 1117.

24. Uma das mais antigas áreas de Dubai, Al Bastakiya é um retorno ao passado árabe dos mercadores de Dubai. Visite a casa do Sheik Saeed Al-Maktoum e os Heritage and Diving Villages, ou conheça a arte árabe contemporânea na Galeria Majlis.

Casa do Sheik Saeed Al-Maktoum - Al-Shindagha Road - Tel.: +971 4 393 7139.

Majlis Gallery nos arredores de Bastakiya - Tel.: +971 4 353 6233.

Heritage and Diving Villages – The Creek - Tel.: +971 4 353 6233.

25. O centro do Creek está este santuário da vida selvagem, lar de cerca de 500 flamingos, assim como de diversos outros pássaros e animais nativos da península árabe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário